NOTÍCIAS

Sessão Ordinária reúne vereadores caciquensesSessão Ordinária reúne vereadores caciquenses

Publicado em 02/06/2021, Por Câmara de Vereadores


Celebração dos 57 anos do município foi evidenciada durante o Grande Expediente. Sessão foi realizada na quarta-feira, 02 de junho

 

A Câmara de Vereadores de Cacique Doble esteve reunida na quarta-feira, dia 02 de junho, para a primeira Sessão Ordinária do mês de junho. A Sala de Sessões Armando Biavatti foi o palco do encontro que reuniu os vereadores do município. A sessão iniciou com a prestação de contas do Hospital São Roque e, na ordem do dia, foi apreciada e votada uma indicação de autoria do vereador Eider Bruno Cannini.

A indicação 025/21, de 02 de junho, indica ao Executivo Municipal para que, por intermédio da secretaria competente, efetue o cascalhamento no pátio da empresa Revimape, que atua com mecânica e guincho. A justificativa foi feita verbalmente pelo vereador, que evidenciou que é um pedido dos proprietários da empresa, que já solicitaram o pedido junto ao Executivo e não tiveram o serviço efetuado. Após a aprovação unânime da indicação, a Sessão Ordinária passou para o Grande Expediente, espaço de explanação dos vereadores.

 

Grande Expediente

Na oportunidade, a vereadora Silvana parabenizou o município pelo aniversário de 57 anos e fez um agradecimento ao deputado Afonso Motta, que enviou uma emenda de R$ 105 mil para o município, destinada para aquisição de calcário aos pequenos produtores. Além disso, parabenizou a vereadora Sidinei que conquistou emendas para o município. Outro tema abordado pela vereadora foi a movimentação do Hospital São Roque para a implantação de uma ala para idosos. Para finalizar, comentou sobre as reclamações que recebeu do posto de saúde fechado em feriados prolongados, deixando ao Executivo a sugestão de avaliar a possibilidade de manter o espaço aberto em formato de plantão enquanto houver pandemia.

Em sua fala, o vereador Joacir Antonio Zaparoli também citou o movimento para a implementação da Casa do Idoso e citou uma reunião em que esteve presente com os interessados em investir, desde que haja cedência do espaço para implantação da casa. Como sugestão, ele pontuou sobre a possibilidade de uma conversa com os prefeitos da região para que possam direcionar seus pacientes ao espaço. Além de parabenizar a todos os munícipes pelo aniversário do município, o vereador também reconheceu e parabenizou os servidores da creche Chapeuzinho Vermelho pelo atendimento às crianças. Outro assunto abordado por Zaparoli foi a busca por emendas com deputados do partido, onde citou conversas que vem tendo com seus pares para viabilizar recursos.

O vereador Loreci Manoel Antonio parabenizou a todos os caciqueses e citou o primeiro indígena que deu origem ao nome do município. Outro assunto abordado pelo vereador foi a busca por emendas de deputados do partido do qual faz parte, .

O vereador Alceu Demartini falou sobre a atuação da administração e os projetos enviados pelo Executivo, embora não tenham sido apresentados projetos nas duas últimas sessões. Na oportunidade, também comentou sobre os recursos oriundos de uma emenda do deputado Afonso Mota, que vai ajudar o município. O vereador também parabenizou toda a comunidade pelo aniversário do município, aos prefeitos e vereadores que já passaram e afirmou que, o mais importante na história do município foi o trabalho de cada pessoa que, ao longo dos anos, ajudou a fazer a história.

Com a palavra, o vereador Eider Bruno Cannini citou as suas indicações e comentou algumas que não foram atendidas pelo Executivo, embora fossem urgentes. Em suas colocações, questionou o processo seletivo de contratação de um professor de Geografia, apresentado por meio de um projeto encaminhado pelo Executivo de forma emergencial. Ele ainda parabenizou a vereadora Sidinei pelas emendas e enfatizou que esteve em contato com deputados do seu partido que se comprometeram em auxiliar. Sobre a indicação proposta, comentou que se tratava de um serviço agendado e que não foi realizado por motivos políticos. 

O vereador João Paulo Pereira parabenizou a todos os munícipes pela celebração dos 57 anos de Cacique Doble e agradeceu o secretário de Obras por atender o pedido de patrolamento de estrada que fez na última sessão. Na oportunidade, ele pediu aos pais dos alunos que retornaram às aulas para tenham paciência até que se acerte tudo, pois, segundo ele, é uma nova fase e que precisa de ajustes. O vereador também parabenizou o trabalho realizado na Creche Chapeuzinho Vermelho no enfrentamento a pandemia da Covid-19. Outro tema abordado pelo vereador foi a polêmica que envolveu o transporte de pessoas para trabalhar no município de Santo Expedito, enfatizando que o dever dos vereadores é fiscalizar e, quando houver uma situação que não está em conformidade, cobrar explicação.

A vereadora Sidinei Salette Carniel Olivoto comentou sobre a semana do município, se referindo ao município como um lugar de pessoas acolhedoras. Agradeceu aos deputados Marcon e Bohn Gass pelas emendas enviadas ao município e destacou que está em busca de novas emendas. Ela também citou o atendimento de indicações que fez em outras sessões e cobrou agilidade do município no atendimento sem distinção. Sidinei ainda citou que sobre o Requerimento de Informação sobre a parceria com a empresa expeditense, ressaltando que assinou um pedido para informação, fazendo o papel de fiscalizar e não uma denúncia como disseminado pelas redes sociais. Por trabalhar na área da saúde, comentou sobre a importância dos cuidados e orientou que, quando a pessoa tem sintomas do Covid-19, precisa fazer o isolamento. 

Em sua fala, o vereador Marcio Caprini parabenizou o município e cada um que deixou seu legado e contribuição na construção da história de Cacique Doble, agradecendo a todos os cidadãos que lutam diariamente para fazer uma cidade melhor. Na oportunidade, parabenizou os vereadores que conquistaram verbas para o município e citou que está se dispondo a buscar mais recursos. Além disso, citou o pedido de informação sobre o convênio com uma empresa expeditense e comentou que é preciso trabalhar pelo bem comum. Como sugestão ao Executivo, o vereador solicitou que seja verificada a iluminação pública e, ainda, reconheceu o empenho da secretaria de Educação nas volta às aulas.

Finalizando o Grande Expediente, o presidente do Legislativo, vereador Álvaro Ângelo Rotini comentou sobre a falta de projetos do Executivo  e comentou sobre o convite para que os vereadores participassem da abertura da semana do município. Para ele, o aniversário do município é um dia importante e que precisa ser comemorado. “É a terra que amo e estou trabalhando para que cada vez seja melhor: valorizando os que passaram, para que no futuro as crianças façam o que estamos fazendo, agradecendo o que fizemos e trabalhando para fazer mais ainda”, disse ele. Na oportunidade, o presidente também citou que recebeu denúncia de pessoas que furaram a fila para imunização, pedindo a todos para que sejam conscientes. Outro tema abordado pelo vereador foi a ponte da linha Cafundó, indicação realizada na última sessão, para que a prefeitura faça análise para que volte atividade para carro de passeio. Ele também fez uma sugestão ao Executivo para que realize o cascalhamento e alargamento da saída da capela Santa Catarina, melhorando o acesso no local. Rotini ainda comentou sobre a visita de assessores de deputados para recebimento de emendas e aplicação dos recursos e sobre o pedido de informação ao Executivo, citou a busca por outras empresas que tinham interesse em trabalhadores do município e tiveram o pedido rejeitado.

 

Próxima sessão

A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Cacique Doble será no dia 22 de junho, às 19h. A comunidade pode acompanhar a transmissão ao vivo pela página do Facebook @vereadorescaciquedoble.

 

Foto: Reprodução