Encontro realizado nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, com a votação de um projeto de lei e indicações verbais
Em clima de gratidão, foi realizada a 18ª Sessão Ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Cacique Doble, a última sessão do ano. O encontro, realizado na Sala de Sessões Armando Biavatti, ocorreu nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, reunindo todos os vereadores, sob a presidência de João Paulo Pereira.
Na Ordem do Dia, foi apresentado o Projeto de Lei Nº 030/2024, de 12 de dezembro de 2024, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar servidores por tempo determinado, para atender necessidades temporárias de pessoal para a Secretaria de Educação.
Ao todo, o projeto contempla a contratação de 34 professores, sendo dois professores de Matemática para atuar nas disciplinas de Matemática e Informática; oito professores dos anos iniciais; 11 professores de Educação Infantil; seis professores de Educação Infantil para atuação na Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Gir Sí My Sér; três professores de Educação Física; dois professores de Inglês; além e dois professores de Português; todos eles com 20 horas semanais.
A contratação será por meio de processo seletivo e terá vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, ficando limitado para o exercício do ano letivo de 2025. A contratação emergencial se justifica na medida em que não há servidores suficientes para desempenharem tais serviços de retomada da atividade escolar na área da educação, bem como, da aposentadoria de servidores.
O projeto foi apresentado em regime de urgência, o qual foi aprovado. Na discussão, o vereador Marcio Caprini, que é o prefeito eleito para a próxima gestão, justificou que não há tempo hábil para fazer concurso para atender às demandas e pediu a compreensão dos colegas vereadores. Em manifestação, o vereador Joacir Antônio Zaparoli reiterou a necessidade dos professores; o vereador Eider Bruno Caninni explanou sobre a importância do concurso; o vereador Alceu Demartini, vice-prefeito eleito, comentou que
O vereador Álvaro Ângelo Rotini relatou que esse projeto não seria necessário se tivesse ocorrido concurso público que também é importante para a manutenção do fundo previdenciário. Após a discussão e manifestação dos vereadores, o projeto entrou em votação e foi aprovado por unanimidade de votos.
Indicação verbal
No espaço para Indicações Verbais, a vereadora Silvana fez solicitações e sugestões aos novos gestores. Na Indicação Verbal Nº 08/2024, pede que seja realizado o tratamento de bueiros, para eliminar pragas, inclusive o mosquito da dengue. Na Indicação Verbal Nº 09/2024, reitera o pedido feito ao longo da sua legislatura, para a manutenção e melhoramento da estrutura do cemitério municipal.
Na Indicação Verbal Nº 10/2024, a vereadora cita a necessidade de manutenção dos bueiros e fossas do bairro Nova Esperança. Na Indicação Verbal Nº 11/2024, menciona a necessidade de equipar as ambulâncias de forma mais adequada para melhor atender a população caciquense.
Na discussão da Indicação Verbal, houve a manifestação do vereador Bruno, reiterando os pedidos da vereadora. Após, houve a aprovação por unanimidade de votos.
Grande expediente
No Grande Expediente, houve a manifestação de todos os vereadores, os quais se despediram dos seus mandatos na Legislatura 2021/2024. Ao final das manifestações, o presidente João Paulo Pereira convocou os vereadores para a Sessão Solene de Posse, que será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, às 09h30min, no Salão Paroquial.
Foto: Alessandra Pasinato/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Cacique Doble